­

DICAS IMPORTANTES

Conhe�a os diferentes tipos de combust�veis que existem nos Postos (Fonte: Auto Esporte)

Etanol aditivado, gasolina, GNV, diesel S-10... Entenda como cada um funciona no abastecimento do seu carro

por FILIPE OLIVEIRA

05/09/2016 15h34 - atualizado �s 15h34 em 05/09/2016
Os diferentes tipos de combust�veis dispon�veis nos postos (Foto: Autoesporte)

Gasolina comum, etanol aditivado, GNV, diesel S-10... S�o tantos nomes, tipos e pre�os que fica dif�cil saber para que serve cada combust�vel que voc� encontra no posto. Para evitar que voc� compre gato por lebre, preparamos um guia com informa��es dos principais combust�veis comercializados. Veja qual o mais indicado para o seu carro!

Gasolina comum

Derivado do petr�leo, � o principal combust�vel de ve�culos de passeio no Brasil. Tem percentual obrigat�rio de 27% de etanol anidro em sua composi��o. Sua octanagem m�nima � de 87 IAD (�ndice antidetonante) e seu teor m�ximo de enxofre � 50 ppm (partes por milh�o). Al�m de lan�ar na atmosfera gases que prejudicam o meio ambiente, a queima da gasolina deixa res�duos nas v�lvulas de admiss�o do motor, o que pode pedir o uso peri�dito de gasolina aditivada (leia abaixo). Essa sujeira compromete o funcionamento do ve�culo e pode resultar em aumento de consumo. Conforme disposto no artigo 14 da Resolu��o ANP nº 40/2013, a partir de 1º de julho de 2017 a gasolina comum dever� conter detergentes dispersantes. Por enquanto, segue sendo vendida sem aditivos com colora��o natural, de incolor a amarelada.

 

Gasolina aditivada

Trata-se da gasolina comum com detergentes dispersantes que promovem a limpeza e aditivos que ajudam a melhorar a lubrifica��o dos componentes e o desempenho do motor. Pode ser usada sempre ou periodicamente. “Como a queima da gasolina gera dep�sitos de res�duos, � interessante abastecer com aditivada a cada tr�s ou quatro tanques. Ela promove uma limpeza no motor que acaba gerando economia de combust�vel e deixa o carro menos poluente”, diz o engenheiro Henrique Pereira, membro da Comiss�o T�cnica de Motores Ciclo Otto da SAE Brasil. Por receber corantes para diferencia��o visual, a gasolina aditivada geralmente apresenta colora��o esverdeada.

Gasolina premium
 

� um combust�vel de alta octanagem, m�nimo de 91 IAD, indicado para ve�culos potentes e com alta taxa de compress�o, como esportivos de luxo. Sua principal vantagem � permitir melhor aproveitamento do potencial do motor. “� uma gasolina que d� mais desempenho e autonomia maior. Mas o carro tem que estar preparado para receb�-la. Tem que ser ve�culo de alta performance que consegue identificar a gasolina de alta octanagem. Se eu pegar um carro normal e abastecer com premium, a �nica vantagem � que ela tem aditivos. De resto, vai funcionar como gasolina normal”. Outra diferen�a desse combust�vel � o menor percentual de etanol anidro em sua composi��o: 25%. Tem colora��o levemente alaranjada.

 

Gasolina formulada
 

Uma gasolina mais barata feita com derivados de petr�leo combust�veis que s�o misturados para se enquadrar nas especifica��es da ANP. Estando dentro desses padr�es e com seus par�metros semelhantes ao da gasolina comum, esse combust�vel n�o causar� nenhum problema ao ve�culo. “O que acontece � que alguns formuladores adquirem mat�rias primas que, mal balanceadas, podem deixar a gasolina nos piores limites”, diz Rog�rio Gon�alves, diretor de combust�veis da Associa��o Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). Segundo o engenheiro, uma gasolina com limite inferior de densidade, por exemplo, pode causar aumento no consumo. Outros problemas, como vaporiza��o, forma��o de dep�sitos e dificuldade de partida a frio podem acontecer por causa de limites fora do padr�o. N�o h� como avaliar visualmente se uma gasolina � formulada ou n�o, mas os revendedores s�o obrigados a informar os consumidores nas bombas.

 

Etanol
 

Pode ser produzido a partir de diversas fontes vegetais. No Brasil, optou-se pela cana-de-a��car que, segundo a ANP, oferece mais vantagens energ�ticas e econ�micas. O etanol encontrado nos postos � o hidratado, mistura de �lcool e �gua com teor m�nimo de etanol de 94,5%. Caracteriza-se pela apresenta��o l�mpida e incolor. Como apresenta uma octanagem maior do que a gasolina, esse combust�vel permite um melhor aproveitamento do potencial do motor, mas � consumido mais rapidamente, devido ao seu menor poder calor�fico. “Se voc� queimar um litro de etanol e um litro de gasolina, o etanol vai gerar menos energia. Para gerar a mesma quantidade de energia � preciso mais de um litro de etanol”, explica Antonio Alexandre Ferreira Correia, consultor s�nior da Ger�ncia de Produtos e Fideliza��o da Rede de Postos da Petrobras Distribuidora. � por isso que s� vale a pena abastecer com etanol quando o litro custar at� 70% do valor do da gasolina.

 

Etanol aditivado
 

Conta com aditivos que promovem a limpeza e prote��o dos bicos e sistema de inje��o. Al�m de anticorrosivos que evitam a forma��o de ferrugem, e agentes que reduzem o atrito entre as pe�as m�veis do motor. Mas como a queima do etanol praticamente n�o gera dep�sitos de res�duos e os ve�culos flex j� s�o fabricados com componentes de prote��o anticorrosiva, Henrique Pereira considera dispens�vel o uso do etanol aditivado. “N�o vejo nenhuma vantagem. Mal n�o vai fazer, mas tamb�m n�o sei o quanto vai trazer de benef�cios para o ve�culo”.

 

GNV (G�s Natural Veicular)
 

Um combust�vel barato e de menor impacto ambiental, tipicamente proveniente do G�s Natural ou Biomeato, ou da mistura de ambos, cujo componente principal � o metano. De acordo com a BR Petrobras, combinando o menor consumo por km rodado com GNV e o menor pre�o em rela��o ao �lcool e � gasolina, pode-se alcan�ar economia em torno de 60%. “� um combust�vel econ�mico e muito barato. Mas � preciso um carro que o use de uma maneira correta. Um carro desenvolvido para o GNV seria o ideal. O adaptado n�o � t�o bom assim”, afirma Pereira.


 
Diesel
 

Tamb�m derivado do petr�leo, � o combust�vel mais vendido no Brasil. Um composto formado principalmente por �tomos de carbono, hidrog�nio e em baixas concentra��es por enxofre, nitrog�nio e oxig�nio. De acordo com o engenheiro Luso Ventura, membro da Comiss�o de Tecnologia Diesel da SAE Brasil, a principal vantagem desse combust�vel � o elevado rendimento energ�tico de sua combust�o, percebida principalmente pelo menor consumo do ve�culo e elevada autonomia. Assim, a emiss�o de di�xido de carbono (CO2), g�s do efeito estufa, � menor do que na gasolina. Por lei, 7% de biodiesel – produzido de �leos vegetais ou sebo animal – � misturado ao diesel. At� 2019 esse acr�scimo de biodiesel ser� elevado a 10%, aumentando 1% ao ano. O diesel S-500 apresenta colora��o vermelha.

 

Diesel S-10

 

No Brasil, s�o vendidos dois tipos de diesel: o comum (S-500) com teor de enxofre de 500 ppm, e o S-10 com teor m�ximo de 10 ppm. Bem menos poluente, o S-10 � adequado para as novas tecnologias de controle de emiss�es dos motores a diesel, fabricados a partir de 2012. De acordo com a BR Petrobras, o S-10 possibilita a redu��o das emiss�es de material particulado em at� 80% e de �xidos de nitrog�nio em at� 98%. Ve�culos nacionais pesados que atendem as emiss�es P7 – nova fase do Programa de Controle da Polui��o do Ar por Ve�culos Automotores (Proncove) – devem usar somente o diesel S-10, sob pena de apresentar falhas prematuras em sistemas de p�s-tratamento de gases de escape e emiss�es acima do m�ximo especificado. “O diesel S-10 pode abastecer tamb�m ve�culos das gera��es de emiss�es anteriores, por�m com ganhos limitados. Ve�culos diesel leves, nacionais ou importados, como os jipes e SUVs, estar�o corretamente abastecidos se usarem o diesel S-10”, explica Ventura. Um pouco mais caro do que o diesel comum, o S-10 � incolor ou amarelado, podendo alterar para marrom e alaranjado devido � colora��o do biodiesel.

 

Diesel aditivado

 

Difere do comum pela presen�a de um pacote multifuncional de aditivos. Conta com detergentes dispersantes, anticorrosivos e anti-espumantes que atuam durante o abastecimento, reduzindo o tempo de parada e garantindo total enchimento do tanque. Como os fabricantes de ve�culos e motores n�o especificam o uso desse tipo de combust�vel, a op��o fica a crit�rio dos propriet�rios. “Algumas companhias de petr�leo na Europa e tamb�m no Brasil oferecem o combust�vel aditivado, com nomes comerciais diferenciados e pre�o pouco maior. Na publicidade investem muito sobre suas vantagens, mas at� recentemente n�o havia comprova��o t�cnica de �rg�o neutro sobre a veracidade das afirma��es”, diz o engenheiro da Comiss�o de Tecnologia Diesel da SAE.O diesel aditivado pode ser encontrado como S-500 ou S-10.

 

Diesel Premium

 

Segundo a BR Petrobras, esse tipo de diesel, que tamb�m conta com aditivos multifuncionais, oferece melhor desempenho e maior prote��o ao motor. Seu principal diferencial � o n�mero maior de cetano (hidrocarboneto que mede a qualidade da igni��o do �leo diesel), m�nimo de 51, enquanto o diesel S-10 tradicional apresenta m�nimo de 48. Isso resulta em melhor qualidade de igni��o e desempenho do ve�culo, obtendo menor tempo na retomada de velocidade. Os fabricantes de ve�culos e motores tamb�m n�o especificam o uso desse tipo de combust�vel, ficando a crit�rio dos propriet�rios.

 

Fonte: Auto Esporte

 

http://revistaautoesporte.globo.com/Servico/noticia/2016/09/conheca-os-diferentes-tipos-de-combustiveis-que-existem-nos-postos.html

 

 

 

 

Data de Publica��o : 11 Oct 2016

Deixe um coment�rio, d�vida ou sugest�o
Nome:
E-mail: (opcional)

Mais dicas

Conhe�a os diferentes tipos de combust�veis que existem nos Postos (Fonte: Auto Esporte) 11 Oct 2016
Auto Posto Santa L�cia tem tarde animada em comemora��o ao Dia das Crian�as 15 Oct 2014
Novidade no Auto Posto Santa L�cia: abastecimentos com o Cart�o Expers 21 May 2014
Veja 5 dicas para limpar o interior do carro 21 May 2014
Da �gua � revis�o: confira 10 dicas para cuidar do 1� carro 31 Mar 2014
Auto Posto Santa L�cia tem qualidade e atendimento destacados em pesquisa 10 Mar 2014
Postos de combust�veis alteram denomina��o da gasolina 31 Jan 2014
Colaboradores do Auto Posto Santa L�cia participam de curso sobre NR-20 09 Dec 2013
Gasolina brasileira ter� teor de enxofre reduzido a partir de 2014 14 Nov 2013
Bom para o bolso: veja 10 dicas de como economizar combust�vel 15 Jul 2013
Como saber se o carro est� rodando com gasolina adulterada? 15 Jul 2013
Flex roda melhor com Etanol ou Gasolina? 15 Jul 2013
Diesel menos poluente dispon�vel no mercado 15 Jul 2013
Fuja dos mitos, carros flex aceitam qualquer mistura 15 Jul 2013

© 2025 Auto Posto Santa Lúcia