DICAS IMPORTANTES

Como saber se o carro está rodando com gasolina adulterada?
Consumindo mais combustível ultimamente? Seu carro pode estar em perigo. Conheça dicas de como identificar se o automóvel recebeu combustível adulterado e saiba os principais danos no sistema de injeção eletrônica.
 
 
Nem sempre é possível identificar rapidamente quando o carro foi abastecido com combustível adulterado. Muitas vezes, uma quantidade menor de solvente pode inibir os efeitos danosos no sistema de injeção eletrônica. Por isso, é bom ficar atento aos sintomas mais comuns que o carro pode apresentar. Um deles é o consumo maior de combustível, porque a injeção eletrônica é auto-ajustável e vai consumir mais se a queima do combustível naco corresponder à potência exigida pelo carro.
 
A Oficina Brasil - rede de franquias de serviços automotivos especializada em hipermercados – está orientando os consumidores na identificação e cuidados para agir a tempo, caso o carro tenha sido abastecido com combustível adulterado.
 
Segundo Valestan Ferreira da Silva Junior, consultor de campo e técnico em injeção eletrônica da Oficina Brasil, Além do consumo maior da gasolina ou álcool, a luz da injeção eletrônica também pode começar a acender sem nenhum motivo aparente. “Também é comum perceber que o carro começa a falhar de repente ou a perder o rendimento. Em alguns casos, pode ocorrer até a parada total do veículo”, explica Valestan.
 
Uma vez identificado o problema, o técnico da Oficina Brasil recomenda levar imediatamente o automóvel a um mecânico de confiança para fazer um diagnóstico computadorizado do combustível no sistema de injeção. “Com a alta dos combustíveis e um controle mais rígido de seu preço pelo governo, alguns postos de abastecimento costumam recorrer à misturas ilegais, como adição de mais álcool (além dos 25% permitidos) ou mesmo água na gasolina ou, ainda, a colocação no combustível de solventes químicos industriais. Seja qual for a adulteração, ela traz evidentes alterações no desempenho do veículo e sérios prejuízos ao funcionamento e à vida útil do motor”, alerta ele.
 
Os passos para o conserto do carro vão depender da quantidade de combustível adulterado encontrado no veículo. “Os procedimentos podem ser desde esvaziar o tanque e realizar uma simples limpeza, até ter de trocar mangueiras de pressão e filtro de combustível. Nos casos mais danosos, quando a quantidade de solvente encontrada é muito grande, o combustível adulterado pode chegar a corroer a cabeça de pistão e as válvulas”, acrescenta Valestan.
 
Por fim, o ideal, segundo o técnico é trocar o filtro de combustível a cada 10 mil quilômetros e realizar a limpeza dos bicos a cada 20 mil quilômetros. Também é bom pedir sempre o teste de combustível no posto de gasolina, que é obrigado a realizá-lo na frente do consumidor e, é claro, procurar abastecer sempre no posto de sua confiança.
 
 
Fonte: Site Plox 
 
 
Data de Publicação : 15 Jul 2013

Deixe um comentário, dúvida ou sugestão
Nome:
E-mail: (opcional)

Mais dicas

Conheça os diferentes tipos de combustíveis que existem nos Postos (Fonte: Auto Esporte) 11 Oct 2016
Auto Posto Santa Lúcia tem tarde animada em comemoração ao Dia das Crianças 15 Oct 2014
Novidade no Auto Posto Santa Lúcia: abastecimentos com o Cartão Expers 21 May 2014
Veja 5 dicas para limpar o interior do carro 21 May 2014
Da água à revisão: confira 10 dicas para cuidar do 1º carro 31 Mar 2014
Auto Posto Santa Lúcia tem qualidade e atendimento destacados em pesquisa 10 Mar 2014
Postos de combustíveis alteram denominação da gasolina 31 Jan 2014
Colaboradores do Auto Posto Santa Lúcia participam de curso sobre NR-20 09 Dec 2013
Gasolina brasileira terá teor de enxofre reduzido a partir de 2014 14 Nov 2013
Bom para o bolso: veja 10 dicas de como economizar combustível 15 Jul 2013
Como saber se o carro está rodando com gasolina adulterada? 15 Jul 2013
Flex roda melhor com Etanol ou Gasolina? 15 Jul 2013
Diesel menos poluente disponível no mercado 15 Jul 2013
Fuja dos mitos, carros flex aceitam qualquer mistura 15 Jul 2013

© Auto Posto Santa Lúcia